quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

NI HAO

Após quase 48 hs de muito balanço, enjoo e ondulação forte no ferry Su Zhou Hao acordámos no camarote ,que dividimos durante duas noites com um casal Chinês, ao som do aviso de que nos encontrávamos já no rio Huangpu, a entrar no porto de Xangai, um dos maiores do Mundo, e o mais ativo também.

Companheiros de viagem, Annaise de França e Dee de Hong Kong

Demorámos 3 horas desde que entrámos no porto até atracarmos. Desembarcámos em território Chinês debaixo de um pequeno nevoeiro que rapidamente se dissipou. Estava à nossa espera. Apanhámos um autocarro que nos deixou perto do nosso destino, o Rock and Wood International Hostel. Aí conhecemos um dos nossos parceiros de dormitório, o Wataro, o japonês de 30 anos que iniciou há umas semanas uma volta ao Mundo, de bicicleta....Sim, de bicicleta! O Wataro trabalhou no Nishiki market (mercado do peixe de Tóquio) durante 2 anos e juntou dinheiro para viajar 2 ou 3 anos, ainda não decidiu. É sempre bom conhecer alguém mais louco que nós. Inspirou-nos. Como é que não nos lembrámos disto ?? De bicicleta.. !! Já decidimos, daqui a uns anos vamos dar a volta ao Mundo... ao pé coxinho. Depois quero ver a cara do Wataro roído de inveja!
Bem, saímos para explorar as ruas de Xangai. Nunca vimos tantas pessoas juntas... são 15 milhões apenas nesta cidade. Logo de início notamos as diferenças em relação aos Japoneses. A desordem.. o caos. Dezenas de pessoas que nos tentam vender "coisas" na rua. Para atravessar a estrada é preciso 10 olhos, a olhar para todo o lado. Não há semáforo que seja respeitado. Até no passeio temos que olhar por cima do ombro para ver se não vem uma mota. É interessante e engraçado, enquanto não formos atropelados! O interesse de Xangai é sobretudo esta quantidade de pessoas todas juntas ( que já percebemos que se repete na maioría das cidades Chinesas) , e a zona de Pudong com arranha-céus incríveis que proporcionam uma vista fantástica do outro lado do rio, entre outras pequenas zonas da cidade como a "French concession" onde ainda se verificam vestígios da passagem dos Franceses por Xangai.

Arranha céus de Xangai.

Dos três dias que passámos na zona de Xangai, num deles visitámos a vila de Zhujiajiao. Uma mini-veneza a 1 hora de Xangai.

Canais de Zhujiajiao.

Já no nosso destino, ao sairmos do autocarro conhecemos as pessoas com quem acabámos por passar o resto do dia : O Enrico ( Italiano) e a Winni (Chinesa de Hong-Kong). Ambos na casa dos 40 anos, os dois novos amigos revelaram-se uma companhia ótima para o almoço e a visita a Zhujiajiao.

Almoço com Enrico e Winni

Percorremos as ruas cheias de bancas de comércio, falámos com as pessoas, entrámos em casas, e até tivémos direito a um passeio de barco por esta pequena e charmosa vila chinesa. Com a Winni a traduzir tudo o que íamos ouvindo nas ruas e o menu do restaurante as coisas tornaram-se bem mais fáceis. Aproveitámos também a oportunidade para colocar-lhe várias questões que tínhamos relativas ao povo Chinês o que originou uma conversa de almoço muitíssimo interessante e informativa. Ao fim da tarde regressámos ao Hostel para ir buscar as mochilas.

Nessa mesma noite apanhámos um comboio com destino a Pequim. Para poupar uns "Yuans" comprámos bilhetes de "Hard seat" (para "hard" people"). Ou seja, 14 horas de viagem, sentados com mais várias dezenas de chineses na mesma carruagem, onde só faltavam as galinhas. Quase com chineses ao colo, não conseguíamos dormir por causa da luz, do barulho e de muitas coisas mais... No fim fizémos vários amigos novos. Só um deles é que falava Inglês. Outro só sabia dizer: "Cristiano Ronaldo". E muitos outros que só se limitavam a rir e olhar para nós como se fossemos de outro planeta.

Chegámos vivos a Pequim. Estão 3 graus negativos. Depois contamos mais...


( Dado que não existe "Google" na China não conseguimos aceder ao Blog, logo pedimos ajuda à Mãe de um dos mochileiros para "postar" as novidades do Oriente que enviamos via email ).

O Facebook também não está disponível...

Esperemos que estejam bem, nós estamos :)


Beijos e Abraços

Ana Rita e André em Pequim e com saudades do bacalhau do "Aires".

1 comentário:

  1. Pelos vistos já estão a comer a verdadeira comida chinesa, com chá, arroz e restantes iguarias.
    Coitados dos rabiosques, durante horas nos hard seats...mas deu para conhecer melhor o espirito do povo chinês.
    Força e boa continuação de viagem

    ResponderEliminar