quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Eu e tu, o início...

“Há coisas piores filhote”, dizia a minha querida e sábia Mãe quando eu era mais novo e as coisas corriam menos bem… É verdade, sem dúvida, mas o contrário também se verifica: “há coisas bem melhores”, só temos de procurar…

            Começo por nos apresentar: somos o André e a Ana Rita, dois jovens invencíveis que sabem o que querem, dois jovens precoces.
            Invencíveis porque o somos de facto.
            Precoces porque, contrariamente a muitas pessoas que só se apercebem do que querem quando já é tarde demais, nós queremos e vamo-nos antecipar a esse momento… Vivendo!

            Apesar deste projeto ser a dois, hoje falo na primeira pessoa, porque é a ti Ana Rita que quero dedicar este texto, esta viagem.

            Eu, André, tenho 26 anos e tenho um sonho: conhecer o Mundo. Já alimento este sonho há muitos anos e agora juntei-o a ti, um outro sonho de há outros tantos anos, de nome Ana Rita. A Ana Rita, para quem não tem o privilégio de conhecer, é a melhor coisa do Mundo, a pessoa que me faz rir, sorrir e acordar a sorrir, a peça que me faltava neste complexo puzzle. É ela quem incentiva o juízo que me falta e celebra o meu espírito de aventura, juntando-se a mim, porque juntos somos mais fortes.

            Quando é que isto começou? Algures entre uma aula de Físico-química e uma aula de Português, há cerca de 11 anos atrás…Foi quando te conheci melhor. Aí surgiram, na minha vida, os famosos “nós no estômago”, deliciosamente desconfortáveis. Desde então, as nossas vidas deram voltas e mais voltas e hoje em dia planeamos uma aventura incrível, uma volta ao Mundo de mão dada. 

            O Projeto? A volta ao Mundo em 365 dias, mais coisa menos coisa. Iremos calcorrear solo Asiático, da Oceânia, Norte, Centro e Sul Americano. O resto, não menos importante, deixaremos isso para um dia mais tarde…

            Assim que lhe falei deste projeto, a Ana Rita “embarcou”, sem hesitações e, de um momento para o outro, passou a ser o nosso projeto. Uma viagem a dois.
            Desde há três anos que poupamos e planeamos, poupamos e planeamos… E só isso tem sido, por si só, uma aventura muito interessante pois, aos poucos e poucos, vamos passando das palavras à ação, abdicando de coisas que consideramos menos importantes, para podermos voltar a ser crianças novamente e ver o Mundo com um olhar curioso e desejo de surpresas em língua estrangeira.

            Dedico-te então este primeiro texto minha companheira de viagem, companheira de vida e de sonhos. Prometemos que um seguiria o outro, até ao fim do Mundo se necessário, pois então é mesmo para lá que vamos, sigamos lado a lado.                               

14 comentários:

  1. Boa noite André e Ana Rita. Ouvi o programa da Antena 1, adorei... parabéns, parabéns por tudo, fantásticos! Deixo desde já um obrigada pela partilha que virei acompanhar e votos das maiores felicidades!
    Abraço.
    Maria José

    ResponderEliminar
  2. Também ouvi o programa no sábado da Antena 1.
    O que disseram e, sobretudo, como disseram foi muito bonito.
    A viagem em si leva-nos para além do horizonte. E isso, hoje, mais do que nunca é preciso.
    Tudo de bom para vocês.
    Estarei por aqui a acompanhar a v/ viagem.
    Caloroso abraço.
    António Júlio

    ResponderEliminar
  3. Eu não ouvi o programa da Antena 1 mas fiquei a saber pelo meu namorado (que por sinal é colega de trabalho da irmã do André)...
    Acho a ideia, por si só, fascinante...
    Claro que ao longo da viagem, a aventura de conhecer novos lugares, culturas, pessoas vai ser sem dúvida alguma o melhor proveito de todos esses 365 dias ... mais coisa menos coisa...
    Vão postando as vossas aventuras, tenho a certeza que haverão muitos seguidores.
    Boa Viagem...

    ResponderEliminar
  4. FORÇA, companheiros de viagem, mas sobretudo companheiros para a vida... porque a vida é feita de viagens!
    Parabéns por ousarem fazer algo que muito poucos ousam fazer...
    Espero aprender muito com esta vossa viagem.
    Boa partida...boa viagem...bom regresso
    Beijos e abraços
    Manuel Joao

    ResponderEliminar
  5. MAGANOS MAIS AMURUDOS:

    Boa viagem!!!!
    Espero que tragam muitas e beliciosas histórias na bagagem para contar...Vou-me já sentar sugadita à vossa espera para ouvir todas elas.
    Enquanto não pessoalmente, acompanhar-vos-ei por aqui!
    Tudo de bom, comos vocês :)
    beijinhos grandes
    Dorinhas****

    ResponderEliminar
  6. Aqui morre-se de inveja... mas também de orgulho por conhecer tamanhos aventureiros!
    God Speed You!!!

    ResponderEliminar
  7. "A journey of a thousand miles begins with a single step." Confucius

    Que cada passo da vossa viagem vos leve a novos e maravilhosos sitios, pessoas e momentos. E que vos traga de volta felizes e ainda mais completos. :) be well!! bjs

    ResponderEliminar
  8. Rita e André,

    Tive o prazer de estar na primeira fila no início desse "companheirismo de vida" e isso permite-me dizer que apesar das saudades que vou ter da minha Rita (e tuas também André), ela está bem entregue e por isso espero que se divirtam, adquiram experiências fantásticas, não gastem muito dinheiro nos presentes para mim (ehehehe) e be happy!!! que acima de tudo é o que mais importa.
    Bjs. Cláudia

    ResponderEliminar
  9. revejo-me um bocadinho nas palavras do andré.... pessoas que se "apercebem do que querem quando já é tarde demais", mas acho que mesmo assim, ainda não é tarde demais ;), por isso, vou seguindo por aqui, para alimentar mais um bocadinho este sonho, e quem sabe, ainda parta.... qualquer dia! :D não é ritinha? eheheh
    beijos e boa viagem!

    ResponderEliminar
  10. Boa viagem amigo. Curtam muito e esquece as coisas más que já estão para trás... Tu é que estás bem... Aproveita e sai da mesquinhez da vida que todos nós levamos... Um abraço...

    Fred

    ResponderEliminar
  11. É maravilhosa a vossa viagem...conto de fadas por narrar, imaginar, sonhar...mas a mais fantástica de todas é a viagem do vosso amor!
    Boas viagens!
    Beijo.
    Maria de Lourdes

    ResponderEliminar
  12. querido André e Rita o nosso crescimento pessoal é o resultado das experiências que vivemos.
    Que esta experiência vos dê oportunidade e sabedoria que necessitam. Estão sempre presentes no meu coração.

    PS quando acabares essa aventura, não te esqueças que tenho trabalho de babysiting, penso que o crédito ainda está alto?
    Também vos espera um excelente jantar.Sentimos a tua falta no Natal.
    Sabes que nós vos adoramos e está tudo bem. bj Carla, Rui e David

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Família, é bom saber que nos acompanham :). Também penso em vocês, e também sinto a vossa falta. Quanto ao crédito. Por muito que faça nunca conseguiremos retribuir à altura do que tivémos, mas prometo dar o meu melhor. Ouvi dizer que o David dá luta, estou a preparar-me psicológicamente para o desafio :)!

      Contamos com esse jantar, no regresso. Havemos de regressar cansados e esfomeados :).

      Beijos grandes meus e da Ana Rita

      Eliminar
  13. Grande amigos
    Como está a correr a viagem?acredito que muitas aventuras têm passado e fico extremamente feliz por isso:)
    Maduro, o Meirinhos me mostrou uma foto tua com 2 bambinos ao teu lado que confesso que parecem teus filhos meu grande amigo...
    Saint-Maurice que continues a tua aventura com a tua babe;)
    Com saudades e mandando cumprimentos da BA6 para os dois.

    Hugo "o aço" Mendeiros

    ResponderEliminar